NOSSA QRG

NOSSA QRG

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Estudantes de Roraima vão se comunicar em tempo real com astronauta da Nasa


   

Foto:  Ascom/Seed
Esse será o primeiro contato de alunos de uma escola pública estadual com uma estação espacial da NASA
A próxima quinta-feira (13) ficará marcada na memória dos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Gonçalves Dias e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR). É que está agendada para as 13h18min uma comunicação em tempo real entre os alunos da escola e os astronautas da Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS) – Expedição 38 que está em órbita a 420 quilômetros da Terra.
A comunicação com os astronautas integra o Projeto ARISS, desenvolvido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) ou Administração Nacional Aeronáutica e Espacial. O projeto busca incentivar os estudantes a seguirem carreira nas áreas da ciência e tecnologia.
O contato em tempo real com os astronautas é possível mediante uma comunicação via rádio. A ideia de inscrever a escola para participar do projeto partiu de Paulo Costa Leite, orientador educacional da escola e radioamador.
A escola abraçou a ideia, desenvolveu um projeto envolvendo as disciplinas de Física e Geografia e inscreveu o projeto junto a NASA em fevereiro de 2012. Em setembro do ano passado, a instituição foi comunicada que o projeto foi aprovado e desde então iniciaram os trabalhos para a realização do contato com a Estação Espacial Internacional.
O projeto inscrito contempla conteúdos da disciplina de Física como frequências, comprimento de ondas e construção de antenas e conteúdos de Geografia (elevação, ângulos, atitudes) e também conhecimentos sobre radioamadorismo. Desde o mês de setembro de 2013, os estudantes tiveram aulas todas as quintas, no horário noturno para reforçar os conhecimentos na área.
Participam do projeto, seis alunos da Escola Gonçalves Dias e oito do IFRR. Segundo Paulo Leite, este é um projeto ousado e no Brasil aconteceu apenas quatro vezes. “Estamos montando uma antena direcional e uma antena vertical, além de outra aparelhagem no auditório para sintonizar a frequência 145.800 MHz. Qualquer pessoa que tenha essa frequência no Estado poderá ouvir o astronauta”, explicou Paulo Leite.
Na escola será montada uma estação de rádio amador. A Estação Espacial Internacional estará a 420 km da Terra e estará passando pela área dos Estados de Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e parte do Estado do Pará. O americano Michael Hopkins é o astronauta que se comunicará com os alunos.
Cada aluno terá um tempo para conversar com o astronauta e fazer perguntas. Para Felipe Cristian, estudante do 3° ano do Ensino Médio da Escola Gonçalves Dias, está será uma oportunidade única.
“Além de obter mais conhecimentos sobre a NASA e o radioamadorismo, também descobri muitas coisas novas, inclusive que gosto de Física. E falar com um astronauta que está no espaço será uma experiência única. A expectativa é muito grande”, disse ansioso, o estudante de 16 anos. Felipe disse ainda pretende prestar vestibular para Física.
PROJETO ARISS
O projeto educacional ARISS é uma iniciativa educacional internacional criada pela NASA, com a intenção de estimular os alunos a seguirem carreira nas áreas da ciência e tecnologia, por meio de contatos via rádio com astronautas no espaço. O projeto proporciona a comunicação em tempo real entre estudantes em qualquer lugar do Brasil e do mundo com os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.
O projeto ARISS permite que alunos aprendam sobre a vida a bordo da Estação, a exploração espacial, as reações do corpo humano no espaço e diversos outros assuntos ligadas às disciplinas científico-tecnológicas. Os alunos participam de um contato ARISS ajudando a montar uma estação de radioamador na escola, que é depois utilizada para conversar com os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Essa interação dura cerca de 10 minutos, que é o tempo que a Estação leva para passar sobre uma determinada localidade.
Qualquer instituição pode entrar em contato com a NASA para participar da ação, pois a intenção é justamente divulgar as atividades da NASA e motivar os estudantes a desenvolverem pesquisas e estudos relacionados ao espaço e a exploração do espaço. Outras informações podem ser encontradas no site www.nasa.gov.
Fonte: Seed

Nenhum comentário:

Postar um comentário